EMC participa do Encontro Regional das Cidades Históricas

Institucional Jornalismo

Divulgação do turismo na Rede Minas e Rádio Inconfidência é tema de palestra em evento que acontece em Cataguases

Minas Gerais superou a marca de 32 milhões de turistas em 2024, colocando o estado como um dos principais destinos turísticos, segundo dados do IBGE divulgados pela Secult-MG. A contribuição da Rede Minas e da Rádio Inconfidência para a expansão do setor é destaque do II Encontro Regional da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, dias 11 e 13 de agosto, em Cataguases, na Zona da Mata. O evento reúne gestores e especialistas de 42 cidades históricas mineiras. Entre elas, Diamantina, Ouro Preto, Congonhas e Januária, reconhecidas como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.

O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino, vai palestrar no evento. Na oportunidade, ele vai falar sobre a importância da divulgação dos destinos na mídia e as estratégias adotadas pelas emissoras públicas mineiras, que têm contribuído para a expansão do setor. Para debater o tema, ao lado de Gustavo vai estar o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Mayrinck Pinto de Aguiar, que também preside o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Sert-MG).

“A Rede Minas e a Rádio Inconfidência têm um compromisso histórico com a valorização da cultura mineira e com a promoção do nosso patrimônio. A comunicação pública tem o poder de conectar o passado ao presente, impulsionando o turismo e fortalecendo a identidade das cidades históricas. Mostrar Minas para os mineiros e para o Brasil é também uma forma de preservá-la. Fazemos isso pela TV, rádio e por meio da plataforma de streaming Minasplay”, afirma Mendicino.

Também participa do Encontro Regional o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. Durante o evento, ele lança o livro “Arte, cultura e fé” e dá a palestra “Verde que te quero ver-te”. A apresentação aborda do modernismo dos poetas Verdes ao traço mágico de Niemeyer, destacando, também, Cataguases como cenário e paisagem. As subsecretárias de Estado de Turismo, Patrícia Moreira; e de Cultura, Maristela Rangel, marcam presença no evento em um encontro da Secult-MG com os gestores das cidades históricas.

O Encontro Regional acontece entre os dias 11 e 13 de agosto, em Cataguases. A realização é da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Cataguases. Entre os parceiros do evento estão a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.