O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se encontrou com o Papa Leão XIV nesta quarta-feira (22), durante uma celebração ao ar livre na Praça São Pedro, no Vaticano. Zema pediu ao papa que abençoasse a bandeira de Minas e ouviu dele: “abençoo todo o povo de Minas Gerais”.

A visita foi marcada pela entrega de presentes mineiros ao pontífice, como um terço mariano de cinco mistérios, feito manualmente por Neusa Rodrigues, Luciana Ferreira, Dirléia Neves, Simone Lopes e Hercília Herculano, todas artesãs de Sabará. O artesanato religioso é muito presente na pequena cidade da Região Metropolitana e cada peça demorou 15 dias para ser produzida.

O Papa também recebeu um estandarte dedicado a Nossa Senhora da Piedade, bordado por Clélia Ramos, de Ponte Nova, cidade da Zona da Mata. A peça é feita com pedrarias, fitas, flores e palmas barrocas.

Além do artesanato, o governador presenteou o Papa com itens da culinária mineira, com um queijo canastra de Bambui, um doce de leite de Rezende Costa e cafés especiais de Araponga, Olímpio Noronha e Campos Altos.

Esta foi a segunda visita de Romeu Zema ao Vaticano. Em 2023 ele havia se encontrado com o Papa Francisco que também abençoou a bandeira mineira.
A visita faz parte da missão oficial do governo de Minas à Europa em busca de investimentos para o estado. A comitiva mineira contou com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa e o secretário adjunto da Casa Civil, Frederico Papatella.