MOSTRA ‘CINEFONIA – 8 ANOS’ EM CARTAZ ATÉ 14 DE MAIO

Arte e cultura

Boa notícia! A mostra de filmes Cinefonia – 8 Anos, que está em cartaz, totalmente de graça, na EMCplay, foi prorrogada até 14 de maio.

Cinefonia é o programa sobre audiovisual da Rádio Inconfidência, que fala sobre trilhas sonoras de filmes brasileiros, acompanhadas de entrevistas, notícias, resenhas e dicas de filmes e séries. Com curadoria de Renato Silveira, a mostra on-line na EMCplay apresenta filmes que têm a música como tema principal, reunindo documentários que exploram as várias vertentes da música como o jazz, o forró, o rap, o funk e ritmos afro-brasileiros.

Confira abaixo alguns dos filmes da mostra:

Ritmos Afro-Brasileiros e Seus Instrumentos, de Alexsander Pereira

Afoxé, Ijexá, Congado, Maracatu Nação. Por que será que esses ritmos afro-brasileiros não são tão reconhecidos pelo público? Percussionistas explicam a origem e mostram como são tocados os ritmos brasileiros.

Uma Vida em Dez Cordas, de Alexandre Felix

Um projeto de documentário em formato de curta-metragem que se propõe a representar uma linha cronológica da viola caipira no sul de minas, partindo da memória dos violeiros mais antigos, remanescentes da cultura caipira, até violeiros jovens que representam um futuro de continuação da música caipira.

O Novo Rap e Funk de BH, de Luciano Viana, Marcelo Santiago e Aniston Alves

Um recorte da cena de rap e funk de BH, uma das principais do Brasil, e que tem seus principais expoentes à margem da sociedade.

Matéria de Composição, de Pedro Aspahan

Três compositores contemporâneos criam diferentes composições musicais para um mesmo vídeo ensaio, baseado na retirada de portas e janelas de uma casa em demolição. A cada vez, a nossa percepção das imagens se transforma por meio das músicas. Acompanhamos todas as etapas de trabalho desse estimulante processo de criação dos compositores Guilherme Antônio Ferreira, Teodomiro Goulart e Oiliam Lanna.

A Fé que Canta e Dança, de Vinicius Terror

A obra audiovisual conta a história da guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia na cidade de Ouro Preto, MG. O documentário aborda a evolução do grupo ao longo dos últimos 10 anos, desde a retomada da tradição centenária do Congado por moradores do bairro Padre Faria e adjacências até a recente inclusão da Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário como Patrimônio Imaterial da cidade de Ouro Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.