Iniciativa inédita, Palácio da Samba celebra a Velha Guarda e terá programação gratuita de 10 a 13 de fevereiro
O Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, vai se tornar a casa do samba de Minas Gerais durante o Carnaval. A novidade, batizada de Palácio do Samba, que entra para o calendário do Carnaval da Liberdade 2024, promovido pelo Governo de Minas, foi lançada nesta sexta-feira (2) em um evento no Palácio, que reuniu diversas gerações do samba mineiro e uma roda de samba com Nonato do Samba, Dona Elisa, Fabinho do Terreiro, Sô Macelo, Ronaldo Coisa Nossa e Lucinha Bosco. Heloisa Almeida, de Diamantina, Silvia Gomes, de Ouro Preto, Toninho, Eliane Pinto, João Bras e Gilberto Onesimo, quarteto de Viçosa, e Tia Elza, de Divinópolis, também marcaram presença. A programação do Palácio do Samba acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro e pode ser conferida abaixo .
Os jardins do prédio, construído em 1898 para ser o centro administrativo da capital mineira, vão ganhar palcos nos quais se apresentarão sambistas de todo o estado. Inédito, o projeto é uma realização da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência, em parceria com a Casulo Cultura.
Criado para celebrar a diversidade do samba mineiro, o Palácio do Samba vai reunir a música e a comida mineira em um só espaço. Sambistas da capital e do interior sobem aos palcos e mostram que Minas Gerais tem samba no pé. A grande reverenciada será a Velha Guarda mineira, que inspira gerações. Em destaque, Mestre Conga, que completou 97 anos nesta sexta (2), e foi também homenageado durante a cerimônia desta sexta-feira, no Palácio da Liberdade.
O compositor ganhará espaço de honra na festividade que ocupará o Palácio do Samba durante os dias de folia. A programação do Carnaval também traz novos nomes do samba e as mulheres que ditam o ritmo no estado. Para temperar a festa, os foliões vão poder saborear a comida mineira preparada por cozinheiros que integram o projeto Circuito Gastronômico de Favelas.
Samba mineiro como patrimônio
Também nesta sexta-feira, foi dado um passo importante para a preservação da memória e das identidades do samba em Minas Gerais. Na cerimônia no Palácio da Liberdade, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) assinaram o Termo de Abertura do Processo de Registro do Samba Mineiro como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.
Rádio Inconfidência
No embalo da folia em Minas Gerais, o lançamento do Palácio da Samba conta com homenagem à Rádio Inconfidência FM. A emissora completa 45 anos nesta sexta (2) e foi lembrada. “A rádio sempre foi uma referência para os ouvintes da música popular brasileira e, é claro, do samba mineiro. Não poderíamos deixar de falar desse veículo que, há quase meio século, trabalha para difundir os artistas daqui”, disse Gustavo Mendicino.
Uma roda de samba puxou o ‘parabéns’ à rádio, em um tributo da Velha Guarda à emissora durante o lançamento do Palácio do Samba. Na oportunidade, Mendicino ainda anunciou ações de comemoração. Entre elas, um documentário.
Programação – Palácio do Samba
- 02/02 – Abertura
Roda de samba com Nonato do Samba, Dona Elisa, Fabinho do Terreiro, Sr. Marcelo, Sr. Ronaldo, Coisa Nossa, Lucinha Bosco.
Convidada: Tia Elza
- 10/02 – Sábado
– 12h às 21h – Feira gastronômica
– 16h – Roda de samba: Grupo Simpatia
– 19h – Show: Velha Guarda Baluartes do Samba (Fabinho do Terreiro, Raimundo do Pandeiro, Bira Favela, Lulu do Império, Paizinho do Cavaco, Evair Rabelo e Janamô). Convidados: João Bras, Toninho, Eliane Pinto, e Gilberto Onesimo (Velha Guarda Quintal do Samba de Viçosa)
- 11/2 – Domingo
– 12h às 21h – Feira gastronômica
– 16h – Roda de samba: Fabinho do Terreiro. Convidado: Samba D’us Karas (Nova Lima)
– 19h – Show das Mulheres do Samba (Marina Gomes, Eliete Ná, Jussara Preta, Raquel Seneias, Ana Proença, Aninha Felipe, Manu Dias, Dóris, Cidade Amaral e Marinês). Convidada: Heloísa Almeida (Diamantina)
- 12/2 – Segunda
– 12h às 21h – Feira gastronômica
– 16h – Roda de samba: Fabinho do Terreiro
– 19h – Show: Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte (Paulão, Laércio, Lucinha Bosco, Giza, Nice, Sandra Camaleão, Eliana de Minas). Convidados: Pirulito da Vila (Itabirito), Ponto do Samba de Juiz de Fora, com Fernando Cunha, Armando Junior e Andrea Melo (Juiz de Fora), e Tia Elza (Divinópolis)
- 13/2 – Terça
– 12h às 21h – Feira gastronômica
– 16h – Roda de samba: Grupo Simpatia (direção: Jorge Pelé)
– 19h – Velha Guarda Amigos do Mestre Conga (Zé do Monte, Cabral, Cacá Monclair, Doneliza, Sô Marcelo, Ronaldo Coisa Nossa, Seu Domingos do Cavaco, Mestre Conga e Serginho BH). Convidado: Gilmar Batista (Uberlândia)
PLAYLIST
Para aquecer os tamborins, confira alguns dos artistas que se apresentarão na programação do Palácio do Samba.
COBERTURA
Confira entrevistas, reportagens e momentos marcantes do carnaval 2024 em Minas Gerais